20 maio 2007

Mais um belo dia na Serra da Freita











E estas foram algumas das imagens que registei. Em todas usei o polarizador para aumentar o contraste e saturação das cores, intensificando o fantástico céu. Desta vez não usei o tripé mas utilizei, em algumas situações, como quando queria aumentar a profundidade de campo, o "anti-shake" da K10D (uma das melhores funcionalidades desta excelente máquina), de forma a poder utilizar velocidades lentas.

01 maio 2007

Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro D'Arcos

"As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA) localiza-se nas freguesias de Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão, a 4 Km da sede de concelho de Ponte de Lima e a 19 Km da sede de distrito de Viana do Castelo, entre o Rio Lima (Sul) e as Serras de Arga e Cabração (Norte), com acesso pela EN 202. Em termos naturais, a área enquadra-se no terço médio inferior do curso e bacia hidrográfica do Rio Estorãos, a cerca de 2 Km da foz na margem direita do Rio Lima. Os limites, com uma área total de 350 ha, seguem de acordo com Decreto Regulamentar n.º 19/2000 de 11 de Dezembro, o vale que se forma a partir da passagem do rio pela freguesia de Estorãos até à EN 202, limitada a Este pelo povoamento de Bertiandos e a Oeste por S. Pedro d´Arcos."

E estas são algumas das imagens que pude captar neste fantástico local, que, desde já, aproveito para vos convidar a darem lá um salto.











Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
Centro de Interpretação Ambiental
Quinta de Pentieiros
Casa do cuco

S. Pedro de Arcos
4990 PONTE DE LIMA
Tel: 258 733 553
Site: www.lagoas.cm-pontedelima.pt
Email: lagoas@cm-pontedelima.pt

24 abril 2007

As margens do Rio Douro



O rio é o Douro, o local é Crestuma. Mais um pôr-do-Sol reflectido nas águas calmas deste belo rio.

Para quem estiver interessado: 1/60, f/8, ISO100, Pentax K10D, smc Pentax-DA 18-55 @45mm, conversão RAW no Lightroom, PS CS3

21 abril 2007

Com areia nos pés






Isto é areia da praia de S. Bartolomeu do Mar, Esposende, no Parque Natural do Litoral Norte. Espero em breve regressar, mas desta vez com mais tempo.

07 abril 2007

Como dizia o poeta

Três imagens obtidas na Serra da Freita e arredores. As duas primeiras são recentes e provêm da K10D, a terceira ainda veio da Canon A640. A do meio, a cinzentona, foi convertida para preto e branco no PS CS2 através do "channel mixer", que, é para mim, o melhor e mais versátil método de fazer a transformação cores - preto e branco.




O título não tem nada a ver com as fotografias mas sim com a música que estou neste momento a ouvir: Vinicius de Moraes, o poeta cantor .

Pode a fotografia ser poesia? Claro que sim! Uma boa fotografia é sempre um belo poema visual, desperta-nos os sentidos, dá-nos prazer, choca-nos, leva-nos numa viagem...

03 abril 2007

40°48'13.07"N ; 8°14'4.12"W



Junto ao lugar da Sarnadinha, Manhouce, nas "fraldas" da Serra da Freita, fui descobrir um local magnífico e de abundância, seja de água, seja de oportuidades fotográficas. Poderia ter passado ali uma tarde, ou até duas, ou mesmo uma semana inteira a registar imagem atrás de imagem. Eu costumo chamar-lhe local com potencial (fotográfico entenda-se).

Realmente as horas que ali passei, já ao fim da tarde, naquele local isolado e algo místico até, foram-me verdadeiramente gratificantes, não só pela experiência de estar naquele sítio maravilhoso mas também pelas imagens que pude criar.
No fundo é isso que mais me fascina e atrai na Fotografia de Natureza, é poder descobrir locais fascinantes e belos, e criar fotografias que transmitam esse fascínio e essa beleza a quem as observar, tais como estas.

Em relação à K10D está-se a portar lindamente, só espero em breve poder trocar a lente por outra melhor, com mais definição, como por exemplo as "pancake" da Pentax, ou as novas da série DA*. Ou uma Sigma 50mm 2.8 macro. São várias as opções.

30 março 2007

Na Srª do Salto


Já à muito tempo que visito, com alguma regulariedade, este local: a Srª do Salto. Gosto daqueles penhascos e das suas características geológicas, das dobras e das falhas. Ali sinto-me a esmagado por aquelas enormes paredes que se elevam sobre mim, camadas de rocha escavadas pela força e tenacidade da água ao longo de milhões de anos.
Há ali uma luz algo sombria e especial que tento registar assim:




Como curiosidade mostro aqui, no Photoshop CS3, como a imagem foi desenvolvida. As diversas "layers" criadas para ajustar os níveis, a luminosidade, o contraste tonal, a saturação das cores, ajustes locais, etc..



Sempre que possível executo os diversos ajustes em "layers" separadas, visto que assim tenho uma maior flexibilidade e não estou a afectar directamente a imagem original.

26 março 2007

Serra da Boa Viagem e porque é que devem levar sempre mais do que uma bateria.

Pois é, julgamos que estas coisas nunca nos vão acontecer e quando menos esperamos...
No domingo passado encaminhei-me para o Cabo Mondego na Figueira da Foz, local que gosto muito e que, desde já, aproveito para vos propôr uma visita a este magnífico local, onde poderão desfrutar de belas paisagens e óptimas oportunidades fotográficas.




Na primeira paragem que fiz, já na Serra da Boa Viagem, pego na minha bela K10D e começo a fotografar. Era um bom local com algumas formações rochosas interessantes e rodeado de pinhal. Aliás, o que me fez parar foi o facto de neste local existirem fósseis marinhos, tais como amonites e trilobites, assim pude recolher mais alguns para a minha colecção, tais como estes:




Mas eis que ao fim de meia dúzia de disparos reparo que a bateria se tinha esgotado. Não, isto não está a acontecer! Foi a minha primeira reacção. Mas sim, estava a acontecer. Ali estava eu acabado de chegar para mais uma bela tarde de registos fotográficos, mas com uma máquina fotográfica inutilizada. Tudo isto porque não verifiquei a carga da bateria antes de abandonar o lar (e também porque só tenho uma bateria).
Curiosamente pouco antes de sair ainda me lembrei que talvez fosse melhor levar outra máquina, a Canon A640, mas depois pensei que não iria precisar dela. A pensar morreu um burro, ou neste caso passou o resto da tarde sem poder fotografar!
Por isso verifiquem SEMPRE a bateria da vossa máquina antes de sairem e de preferência previnam-se com mais do que uma máquina.

Ainda assim consegui registar esta:





Assim nem tudo ficou perdido.



24 março 2007

Destas duas gosto eu...


Vindo de Vigo e a caminho de Caminha, foi em Baiona que parei junto ao mar.
Céu coberto de nuvens, ondulação forte (como eu gosto).
A luz estava apropriada.
A conversão para B/W foi feita no Lightroom (o meu actual parceiro).




Serra da Freita numa tarde cinzenta, mas com muita côr. A humidade, de uma chuva recente, proporcionou uma maior saturação tonal.


Estas duas ainda foram registadas pela Canon PowerShot A640.
Curiosamente duas imagens que de início não me interessaram lá muito, mas com o tempo acabaram por me seduzir. Às vezes é preciso esperar para que o encato se revele...

21 março 2007

20 março 2007

Garça no Rio Labercos



As manhãs de nevoeiro são as minhas preferidas, principalmente se houver uma Garça por perto.

11 março 2007

Serra da Freita I




Mais um belíssimo pôr-do-sol em pleno planalto da Serra da Freita. Céu, água e terra em intensa simbiose.