30 março 2007

Na Srª do Salto


Já à muito tempo que visito, com alguma regulariedade, este local: a Srª do Salto. Gosto daqueles penhascos e das suas características geológicas, das dobras e das falhas. Ali sinto-me a esmagado por aquelas enormes paredes que se elevam sobre mim, camadas de rocha escavadas pela força e tenacidade da água ao longo de milhões de anos.
Há ali uma luz algo sombria e especial que tento registar assim:




Como curiosidade mostro aqui, no Photoshop CS3, como a imagem foi desenvolvida. As diversas "layers" criadas para ajustar os níveis, a luminosidade, o contraste tonal, a saturação das cores, ajustes locais, etc..



Sempre que possível executo os diversos ajustes em "layers" separadas, visto que assim tenho uma maior flexibilidade e não estou a afectar directamente a imagem original.

26 março 2007

Serra da Boa Viagem e porque é que devem levar sempre mais do que uma bateria.

Pois é, julgamos que estas coisas nunca nos vão acontecer e quando menos esperamos...
No domingo passado encaminhei-me para o Cabo Mondego na Figueira da Foz, local que gosto muito e que, desde já, aproveito para vos propôr uma visita a este magnífico local, onde poderão desfrutar de belas paisagens e óptimas oportunidades fotográficas.




Na primeira paragem que fiz, já na Serra da Boa Viagem, pego na minha bela K10D e começo a fotografar. Era um bom local com algumas formações rochosas interessantes e rodeado de pinhal. Aliás, o que me fez parar foi o facto de neste local existirem fósseis marinhos, tais como amonites e trilobites, assim pude recolher mais alguns para a minha colecção, tais como estes:




Mas eis que ao fim de meia dúzia de disparos reparo que a bateria se tinha esgotado. Não, isto não está a acontecer! Foi a minha primeira reacção. Mas sim, estava a acontecer. Ali estava eu acabado de chegar para mais uma bela tarde de registos fotográficos, mas com uma máquina fotográfica inutilizada. Tudo isto porque não verifiquei a carga da bateria antes de abandonar o lar (e também porque só tenho uma bateria).
Curiosamente pouco antes de sair ainda me lembrei que talvez fosse melhor levar outra máquina, a Canon A640, mas depois pensei que não iria precisar dela. A pensar morreu um burro, ou neste caso passou o resto da tarde sem poder fotografar!
Por isso verifiquem SEMPRE a bateria da vossa máquina antes de sairem e de preferência previnam-se com mais do que uma máquina.

Ainda assim consegui registar esta:





Assim nem tudo ficou perdido.



24 março 2007

Destas duas gosto eu...


Vindo de Vigo e a caminho de Caminha, foi em Baiona que parei junto ao mar.
Céu coberto de nuvens, ondulação forte (como eu gosto).
A luz estava apropriada.
A conversão para B/W foi feita no Lightroom (o meu actual parceiro).




Serra da Freita numa tarde cinzenta, mas com muita côr. A humidade, de uma chuva recente, proporcionou uma maior saturação tonal.


Estas duas ainda foram registadas pela Canon PowerShot A640.
Curiosamente duas imagens que de início não me interessaram lá muito, mas com o tempo acabaram por me seduzir. Às vezes é preciso esperar para que o encato se revele...

21 março 2007

20 março 2007

11 março 2007

Serra da Freita I




Mais um belíssimo pôr-do-sol em pleno planalto da Serra da Freita. Céu, água e terra em intensa simbiose.